Inclua a abóbora na sua alimentação e nunca mais sabote a dieta!






Inclua a abóbora na sua alimentação e nunca mais sabote a dieta!


Você tem fome noturna? Sabota sua dieta quando chega em casa depois do trabalho? Aí, no dia seguinte, acorda com um remorso enorme e toda inchada? Bem-vinda ao clube!

Quase todas nós, mães, profissionais, donas de casa, esposas temos tantas coisas para fazer durante o dia que não lembramos nem temos muita fome e, por isso, conseguimos seguir a nossa dieta direitinho. Mas quando chegamos em casa, relaxamos e estamos reunidas com a família, o nosso cérebro grita na nossa cabeça a seguinte frase:

"Ei, to morrendo de fomeeeeeeee! Vamos comer? Vamos relaxar? Porque eu preciso ter um pouco de prazer também! Mereço desfrutar esse momento com a família e comer algo gostoso depois de um longo dia cheio de obrigações!"


Quase sempre nosso "cérebro" vence essa guerra e cedemos às tentações expostas na mesa de jantar. Eu costumo dizer que quem tem mente gorda não pode se expor a comidas gostosas, guloseimas, porque a mente vai vencer essa briga mais cedo ou mais tarde! É quase como um vício...

Voltei de férias e claro, com alguns quilinhos a mais! Mas aqui vai a #primeiradica pra você que acha que engordou nas férias mesmo malhando todos os dias (como eu) e segurando a boca ao máximo: OS QUILOS QUE SUPOSTAMENTE GANHAMOS NAS FÉRIAS QUASE SEMPRE SÃO APENAS RETENÇÃO DE LÍQUIDO! Retomando a rotina alimentar, você perceberá que em 2 ou 3 dias seu peso voltará ao normal.


Eu adoro malhar e sigo uma rotina alimentar bem controlada, mas quando chego em casa, é um verdadeiro martírio não ceder aos salgadinhos, doces, pães e ao que passar pelos meus olhos. Esse horário do dia é o pior pra mim, pios não ingiro carboidrato e acabo sentindo fome que, aliada à vontade de comer, pode colocar todo meu esforço ao longo do dia a perder. Já testei vários tipos de refeições como jantar e ceia na esperança de que elas suprissem a minha fome mental (quase sempre é muito mais vontade de comer do que fome mesmo) e, para minha surpresa, a abóbora foi a minha solução!



Então, antes de compartilhar com vocês como eu preparo a abóbora para que ela mate a minha fome e a vontade de comer ao mesmo tempo, vou listar 10 benefícios da abóbora ou jerimum, como é conhecido este fruto dependendo da região do Brasil. Existem muitos outros, mas na minha opinião, estes são os mais importantes:

1.Excelente fonte de vitaminas A, B, C, E e K, além de ter muito Minerais, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Ferro e Zinco;
2. Tanto o fruto quanto as suas sementes auxiliam no controle das taxas de colesterol, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o bom (HDL);
3. Previne o câncer, pois é rica em carotenóides, que é um antioxidante que combate o metabolismo das células cancerígenas. Os principais tumores que este fruto previne são: mama, colo do útero, cólon, pulmão e pele;
4. Excelente para o coração, pois contém magnésio, que relaxa os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e combatendo riscos de derrame e ataques cardíacos;
5. Combate doenças oculares como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), a cegueira noturna e a catarata, pois contém antioxidantes como a zeaxantina, que protege a retina dos olhos de raios UV nocivos, os carotenóides e a luteína;
6. Combate a constipação;
7. Reduz o estresse;
8. O Zinco e o Magnésio presentes na abóbora fortalecem os ossos e dentes e evita a osteoporose;
9. Tem propriedades anti-inflamatórias que combatem a artrite;
10. Auxilia os diabéticos a reduzir a taxa de açúcar no sangue devido ao ômega-3 presente nas suas sementes.


Bom demais, né? Agora que você já sabe que vale muito a pena inserir a abóbora na sua alimentação e na da sua família, vamos à receitinha básica.


#segundadica: COMPRE A QUANTIDADE QUE VOCÊ QUISER DE ABÓBORA (INTEIRA OU PARTE DELA), POIS VOCÊ PODERÁ CONGELAR EM PORÇÕES MENORES E UTILIZÁ-LAS DE DIFERENTES FORMAS: CREME, PURÊ, CALDO OU SOPA.


PASSO #1: parta a abóbora em pedaços grandes e coloque-os para cozinhar em uma panela de pressão por aproximadamente 20 minutos. Depois disso, abra e veja se a abóbora está bem molinha, quase desfazendo. Se não estiver, volte para a panela de pressão e vá acompanhando até que ela atinja este ponto de cozimento.

#terceiradica: VOCÊ PODE COZINHAR COM A CASCA MESMO. DEPOIS DE COZIDA, FICA MAIS FÁCIL RETIRÁ-LA, MAS LEMBRE-SE QUE A CASCA CONTÉM BOA PARTE DOS NUTRIENTES DO FRUTO. Eu prefiro não dispensá-la, mas neste caso, o creme terá uma coloração mais esverdeada e não laranjada como estamos acostumadas a ver.

PASSO #2: ainda quente, coloque a abóbora (com ou sem a casca) em um liquidificador com o mínimo de água que puder. Apenas o necessário para que o aparelho consiga misturar a abóbora para que ela vire um creme.

#quartadica: A ABÓBORA DEVE VIRAR UM CREME, UM PURÊ E NÃO UM CALDO OU SOPA.


PASSO #3: separe o creme em porções menores para que possam ser congeladas. A porção que irá consumir pode ser temperada com os temperos de sua preferência. Eu gosto de refogar cebola com sal do himalaia e azeite. e depois misturo a cebola com o creme da abóbora, ainda na panela.


PASSO #4: a este creme eu misturo carne moída de patinho já preparada e temperada, ou frango desfiado, ou, ainda, 2 ovos mexidos. Mas você pode misturar também com qualquer outro tipo de carne desfiada que preferir. Como mantenho à risca minha dieta alimentar, não incluo carnes mais gordas.


PASSO #5: para terminar, acrescente pimenta-do-reino (se gostar), salsa, cebolinha e coentro. EU COMO ISSO ATÉ NÃO AGUENTAR MAIS! hahahaha Apenas respeito a quantidade de carne estipulada pelo meu nutricionista para a refeição noturna.

#quintadica: PARA INCREMENTAR, EXPERIMENTE COLOCAR COUVE DESFIADA E A TRANSFORME EM UM CALDO. Eu gosto mesmo é da abobora em creme, bem grosso, mas para dias mais frios, um caldo é sempre bem-vindo, né?


Você pode usar esse creme como acompanhamento de outros pratos ou para substituir o purê de batata nas refeições de sua família. Eu prefiro ingeri-la no jantar, pois fico super satisfeita e perco a vontade de comer outras coisas.



Espero que você tenha gostado das dicas e passe a consumir a abóbora. Além de saudável ela é super barata e é possível encontrar em qualquer feira ou mercadinho.


Boa sorte na sua dieta e que a fome noturna suma de vez da sua vida!


Um abraço e até o próximo artigo!



********************************************

Este artigo foi escrito pela colaboradora:

Lívia Pinheiro


Brasiliense, mãe de duas meninas, autora do blog #assuntonaofalta - O Blog que aborda o que todo pai e mãe estão afim de falar sobre pré-adolescência e adolescência!, administradora e, como toda mulher moderna, me desdobro para conseguir conciliar família, maternidade, trabalho, academia, blog e tudo mais que for surgindo no dia-a-dia.

Se você é pai, mãe ou convive e participa da educação de alguma criança, dá uma passadinha lá no blog www.assuntonaofalta.com.br. Ele foi criado para te ajudar com as minhas experiências, dificuldades, desafios, sucessos e descobertas durante a jornada de ser mãe, que já dura uns 23 anos! 
Te vejo por lá! Um abraço!

Comentários

  1. Adriana eu gosto muito de abóbora, principalmente junto com carne seca, a abóbora tem muito benefícios bons para a nossa saúde, sempre estou comendo, gostei muito de saber mais sobre a abóbora, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Parece que fica muito bom. R importante incluirmos mesmo alm de saudável e deliciosa

    ResponderExcluir
  3. Amo Abóbora e de vez em quando em casa fazemos aquela receita de Kibebe.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky | You Tube

    ResponderExcluir
  4. eu sou de uma familia do interior do ceara e meu pai sempre plantou abobora conhecida também como gerimum .nao preciso nem dizer que adoro ,e quando nasceu minha filha comecei a dar também para ela.conheço varias receitas com abobora que são muito saborosa e saudaveis.parabéns pelo artigo foi muito bom suas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Quantos benefícios!! Eu sou viciada em abóbora. Bom dms!

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Eu adoro abóbora 🙌 e não sabia que era tão maravilhosa. Vou acrescenta mais abóbora na minha dieta.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Eu sei que abóbora faz bem e tudo mais, mas não me desce de jeito nenhum hahah

    ResponderExcluir
  8. Hmmm, deve ficar uma delícia, gosto de abóbora, não sabia que ela saciava assim

    ResponderExcluir
  9. Gente que delícia, me deu até fome. Eu amo abóbora, vou comprar uma abóbora enorme e fazer essa receita kkkk

    ResponderExcluir
  10. Apesar de parecer se maravilhoso, odeio abobora então nem passaria perto !

    ResponderExcluir
  11. HUMMM EU AMO ABÓBORA
    NÃO SABIA QUE SERIA TÃO BOM ASSIM NA DIETA
    NÃO FAÇO DIETA EU DIMINUI A COMELANÇA KKK
    AMEI A DICA
    BJS

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Não sabia dos benefícios, já era fã de abobra <3 agora sou ainda mais!

    Bjs ----> https://deualoucanatatau.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu já amo abobora, o doce então é delicioso, agora que vou amar mais ainda.

    ResponderExcluir
  14. Que legal essa sua dica! Adoro abóbora. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Eu amooo abóbora e sinceramente não sabia de todos esses benefícios , amei essa receitinha depois tentarei fazer!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Que ótimo saber de tantos benefícios da abóbora na alimentação! Eu amo abóbora! Gostei demais de saber mais sobre a abóbora! Gosto dela doce ou salgada, fica ótima nas refeições!

    ResponderExcluir
  17. Que dica otima! com certeza vou incluir a abobora na minha dieta, especialmente por combater o stress

    ResponderExcluir
  18. Se tem alguém q sempre sabota a dieta principalmente depois q chega do serviço sou eu kkkkk q nervo!!! Legal q gosto mto de abobora amei saber mais sobre ela beijokas

    ResponderExcluir
  19. Eu não sabia desses grandes benefícios da abóbora, pena que eu não como de jeito nenhum. Não gosto :(
    Beijos!
    www.dezalourenco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu não gostava de abobora, mas agora é um dos meus alimentos favoritos, faço sopa, doce, bolinho e etc. Ela é maravilhosa. Adorei o post. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olha eu aqui! Parceira, nosso post ficou show! Que bom que estaogostando! Desejosucessosemore! Umabraco!

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia tantos benefícios da abóbora! Obrigado pelas dicas, parecem muito interessantes! Adorei a publicação!

    ResponderExcluir
  23. Melhor post que caiu do céu pra mim nesse momento, ja estava desistindo da dieta mas agora n penso mas em desistir rsrs amei a dica vou coloca em pratica bjos....sucesso

    ResponderExcluir
  24. Eu sabia que a abóbora tem alguns benefícios, mas eu não tantoassim que maravilha. Além disso, eu sei que a semente de abóbora tem minerais importantes, como zinco, magnésio,então eu amei suas dicas, obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  25. Eu amo abóbora ela tem muitos benefícios
    Faço varias receitinhas aqui em casa com abóbora como doce sopas etc..,adorei o post beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Abobora, super saudavel, tento usa´la muito em casa, adorei suas dicas!!!

    ResponderExcluir
  27. Adorei as informações,importantíssimas eu já amo Abóbora agora ainda mais com tantos nutrientes,e vou copiar as dicas super fácil,vou fazer sua receitinha para a semana, como já esto no foco mesmo já faço reeducação alimentar então é só unir o útil e agradável obrigado valeu

    ResponderExcluir
  28. Adorei as informações,importantíssimas eu já amo Abóbora agora ainda mais com tantos nutrientes,e vou copiar as dicas super fácil,vou fazer sua receitinha para a semana, como já esto no foco mesmo já faço reeducação alimentar então é só unir o útil e agradável obrigado valeu

    ResponderExcluir
  29. Adorei a informação, não sabia que a abobora é tão rica assim, ainda bem eu que adoro e com certeza vai me acompanhar no dia dia das minhas alimentações.

    Um beijo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas